Essa é uma dúvida muito comum. Com tantos nomes para um mesmo processo, é natural ficar em dúvida sobre qual termo usar na hora de descrever o acabamento de um projeto gráfico. Afinal, qual é o correto: Serigrafia, Silk ou Silk Screen?
A resposta é simples: todos estão certos.
Esses três termos se referem à mesma técnica de impressão, que consiste na transferência de tinta por meio de uma tela preparada com a arte desejada. Portanto, na hora de descrever o acabamento do seu impresso, você pode usar qualquer um deles o mais importante é deixar claro o tipo de efeito que deseja: fosco, brilho, com relevo ou sem relevo.
Aqui na Smartpapers, preferimos utilizar o termo Serigrafia, por ser o mais técnico e amplamente reconhecido no setor gráfico.
Para impressão em papel, utilizamos dois tipos principais de tinta: Epóxi e Vinílica. Cada uma tem características e finalidades específicas:
Tinta Epóxi
A principal característica da tinta Epóxi é o efeito em relevo, também conhecido como High Print.
Seu acabamento é naturalmente brilhante e o processo de secagem total leva cerca de 72 horas.
Podemos imprimir em qualquer cor da escala PANTONE, com exceção dos tons metálicos.
Tinta Vinílica
A tinta Vinílica, por sua vez, tem secagem mais rápida (até 24 horas) por evaporação.
Diferente da Epóxi, ela não permite relevo, mas oferece duas opções de acabamento — fosco ou brilhante — e aceita todas as cores PANTONE, incluindo metálicas.
O primeiro ponto a considerar é o tipo de arte.
Na Serigrafia, não é possível reproduzir efeitos como sombras, gradientes ou luzes difusas. O ideal é trabalhar com formas chapadas e traços definidos, garantindo o melhor resultado visual.


Quantidade ideal de cores
De modo geral, indicamos trabalhar com até 3 cores.
Acima disso, o processo pode se tornar economicamente inviável, já que cada cor exige uma tela e uma aplicação separada.
A Serigrafia é uma excelente escolha para personalização de projetos gráficos de baixa ou média tiragem.
Embora também possa ser aplicada em produções maiores, outras técnicas como a impressão offset costumam ser mais vantajosas em prazos e custos.
Por ser menos comum em larga escala, a Serigrafia carrega um valor percebido elevado, justamente pela sua exclusividade e acabamento sofisticado.
O resultado é um visual elegante, com textura e brilho que destacam o projeto e reforçam a sensação de qualidade premium.
Independentemente do nome que você use Serigrafia, Silk ou Silk Screen , essa técnica é sinônimo de personalização e valor agregado.
Ela transforma detalhes gráficos em experiências visuais e táteis, perfeitas para projetos que buscam impacto e diferenciação.
Quer entender melhor qual acabamento combina com o seu projeto?
Fale com um especialista da Smartpapers e descubra como aplicar a Serigrafia no seu impresso.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego. Ao continuar, você concorda com o uso conforme nossa Política de Privacidade. Você pode aceitar, recusar ou gerenciar suas preferências a qualquer momento.
